Hoje nos cinemas!

Resenha: "O lado bom da vida", de Matthew Quick.


O lado bom da vida é dos três romances escritos por Matthew Quick e, chegou ao Brasil em meados de 2013 sendo que em fevereiro do mesmo ano ganhou adaptação cinematográfica.

Em O lado bom da vida conhecemos Pat Peoples que acaba de sair de uma instituição psiquiátrica, a qual ele caracteriza como sendo “lugar ruim”. O fato é que Pat não se lembra do que o levou para aquele lugar e, tão pouco recorda quanto tempo passou nesse ambiente. A recordação mais viva que possui é de que sua esposa quis que eles ficassem um “tempo separados”. 

De modo sensível e divertido Quick nos convida a acompanhar Pat em sua tumultuada jornada de recuperação da memória – agora repleta de lapsos - e de reconquista a sua esposa Nikki. 

Ao mesmo tempo em que retorna para casa dos pais - ele um professor de história na casa dos 30 e, agora viciado em exercício físico - nota que algo mudou uma vez que seus amigos evitam falar sobre sua esposa e, ainda assim, nosso protagonista insiste e acredita veemente em finais felizes e em ver o que há de bom no mundo, mesmo que a realidade não se apresente tão promissora.

 Trata-se de uma história comovente de um homem que não desiste da felicidade e tão pouco do amor. Com uma narrativa simples e diálogos curtos somos convidados e enxergar tanto a depressão quanto o amor de modo diferente do convencional. 

Sinalizo que Matthew Quick soube contar a história através de Pat com uma sensibilidade única e, como o livro é narrado em primeira pessoa entramos na mente pouco estável de Pat que oscila quase sempre entre momentos de fúria, descobertas e muitos questionamentos.

 Esse livro me cativou muito e o considero um dos melhores que já li. Uma das grandes lições que aprendi com Pat Peoples é “ser gentil ao invés de ter razão” além da necessidade de se acreditar na existência de um lado bom. A melhor definição para este livro é do The Wall Street Journal: 

É dificil não se emocionar com o destino de um homem que, apesar das muitas provações, ainda tenta acreditar na esperança e na fidelidade, enquanto trava uma batalha para recuperar recuperar sua sanidade mental.” 

Nota: 10 (escala de 0 a 10)

Informações:
Autor: Matthew Quick.
Ano: 2013
Editora: Intrínseca
Páginas: 256

Noticia Unknown

Curtiu? Então Clique aqui e conheça a equipe que escreve no Pop it.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário